Segundo dados apurados pela rede de notícias Teletime, até o dia 24 de janeiro de 2022, pelo menos 225 entidades se manifestaram interessadas em realizar a migração dos seus canais de TV para a Banda Ku e mais, pelo menos, 132 emissoras interessadas em começar suas transmissões diretamente pela nova modalidade.
Agora as empresas mais ativas na disputa para se tornarem transmissoras da migração para a banda ku são a StarOne, Hispamar e Eutelsat, porém a SKY também vem fazendo uma boa oferta para ser hospedeira desses sinais de TV aberta em seu satélite, mas nada foi decidido.
O total de canais que serão migrados para a Banda Ku ainda depende de uma depuração da Anatel. Os acordos entre as empresas e as emissoras com capacidade satelital serão feitos individualmente, mas a escolha do satélite utilizado deverá ser feita em conjunto para que haja uma simplificação no apontamento das antenas após o processo de migração.
Não é preciso que apenas um satélite seja escolhido, pois existem soluções de antenas que permitem receber sinais de posições orbitais diferentes, desde que estas não sejam muito distantes.
A política de migração deve ser gratuita, com distribuição de kits de recepção em banda ku para todas as casas que tenham moradores inscritos no Cadastro Único de programas sociais. O custo dessas doações será bancado pelas operadoras e não haverá subsídio da política pública.
Fonte: Teletime.com.br
Deixe um comentário