Conhecer de forma técnica todos os detalhes, recomendações e aplicações sobre o produto que vende, é um passo fundamental para garantir o sucesso nos negócios e a fidelização do seu público-alvo em qualquer segmento.
Quando falamos do ramo de telecomunicações como, por exemplo, as antenas parabólicas, assumimos a premissa de que o cliente final têm como base as orientações simplificadas de uso do produto, no caso a TV, mas não o entendimento técnico de qual antena parabólica é melhor para a sua região, necessidade, etc.
Por isso, trouxemos aqui para você, profissional instalador de antenas parabólicas um guia básico com informações essenciais dos tipos e diferenças de cada modelo de antena, bem como a sua melhor aplicação.
Deste modo, você pode estar melhor preparado para analisar cada caso do seu atendimento e indicar de forma clara e objetiva a melhor antena parabólica para o seu cliente. Veja a seguir!
O que é uma antena parabólica
Partindo do princípio, é válido fazermos um alinhamento inicial a respeito do conceito do que é uma antena parabólica.
A antena parabólica trata-se de um “combo de equipamentos” que é composto por um conversor que executa a função de receber o sinal do satélite e também um receptor que é ligado à televisão para que o consumidor possa navegar entre os canais sintonizados pela antena e assistir a programação.
Ainda que possam ter tipos variados para cada necessidade que trataremos com mais detalhes a seguir, juntos este “combo” tem como premissa trabalhar como um refletor do sinal captado via satélite direcionando-o até o aparelho de TV, transmitindo os canais abertos com áudio e vídeo.
Entenda os tipos de antena parabólica
Além da variação principal que já é de conhecimento mais comum, as antenas digitais e analógicas, existe também disponível no mercado modelos de antenas parabólicas que performam de maneira mais eficiente para muitas outras particularidades.
Conhecer estes tipos de antena parabólica é importante para te dar uma melhor base de conhecimento para saber qual modelo é mais eficiente de acordo com a região, posicionamento do telhado e também tipo de expectativa do usuário.
Separamos abaixo os principais tipos de antena parabólica. Confira!
Antena parabólica Foco Primário
A antena com foco primário, que também pode ser encontrada como centrada, é um dos primeiros modelos de antena parabólica disponíveis no mercado. Sua premissa é conduzida por um eixo do refletor posicionado de forma centralizada com relação ao foco.
Sendo considerada uma antena com estrutura simétrica, ela pode captar aproximadamente apenas 60% do sinal recebido pelo satélite, tendo seu desempenho considerado um pouco inferior.
Antena parabólica Offset
A antena parabólica offset também pode ser encontrada no mercado como antena parabólica com foco deslocado. Este modelo tem como base seu refletor que é produzido em aço galvanizado e, durante o processo de confecção, este refletor é posicionado de forma deslocada quando vista em relação ao foco da captação do sinal.
Deste modo, entende-se que a sua estrutura é vista de forma assimétrica e, por isso, garante mais eficiência no momento da captação do sinal por estar melhor posicionado quando comparado ao modelo com foco primário.
Antena parabólica Multi-satélite
Já a antena multi satélite trabalha com estruturas receptoras diversas em seu refletor possibilitando que esta receba múltiplos sinais do satélite ao mesmo tempo, o que permite que o receptor entregue ao usuário final uma melhor qualidade de som e imagem.
Antena parabólica Plana
Este modelo de antena por ter, como seu próprio nome diz, uma estrutura de feixes mais abertos, é considerado o modelo recomendado para captar sinal de satélites de alta potência.
Neste caso, entende-se que seu padrão de transmissão é mais potente e preciso e, por isso, seu uso é mais aplicado para recepção de sinais de satélite para necessidades comerciais como, por exemplo, em aviões, veículos comerciais e rastreamento de geolocalização.
Saiba como instalar uma parabólica
A resposta para esta pergunta pode parecer até irônica: no telhado. Porém, por mais simples que pareça, existem alguns pilares de conhecimento fundamentais para garantir a execução de um trabalho de qualidade para que você evite qualquer necessidade de retrabalho, além da satisfação do usuário final.
Em linhas gerais, podemos considerar alguns passos essenciais neste processo São eles:
- Escolha o tipo de antena ideal;
- Saiba como localizar um satélite;
- Realize a configuração e sintonização de canais;
- Faça um pós-vendas de qualidade.
Para conhecer mais detalhes sobre cada um desses pilares, recomendamos que você acesse gratuitamente o “Guia prático de como instalar uma antena parabólica” produzido pelo time de especialistas Vivensis para ajudar você a se tornar um profissional instalador de antenas parabólicas de sucesso.
> > Clique aqui e faça o download gratuito deste guia!
Conheça a Vivensis TV SAT, a nova parabólica digital!
Com os avanços da tecnologia, temos hoje à nossa disposição uma série de opções de dispositivos para acompanhar a programação das TVs. Mesmo assim, as antenas parabólicas continuam fortes no mercado trazendo uma opção prática e acessível para os usuários.
Pensando em trazer melhorias para este formato já consolidado no mercado, a Vivensis está sempre em busca de inovação e apresenta seu novo receptor de antenas parabólicas, a VIVENSIS TV SAT com qualidade de imagem full HD e 100% livre de mensalidade, ou seja, muitas vantagens para o consumidor e mais argumentação de venda aos profissionais da área.
Navegue pelo site e confira mais detalhes da Vivensis TV SAT!
Deixe um comentário