Iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a sociedade a debater sobre o assunto do suicídio e saúde mental.
Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, 800 mil vidas são tiradas todos os anos pelo suicídio, muitas delas envolvendo doenças como a depressão. Falar sobre saúde mental e todas as doenças envolvidas, são formas de debater e demonstrar que o suicídio pode ser prevenido se colocarmos a saúde pública em evidência.
Ações para sensibilizar a sociedade são feitas pelos canais oficiais da campanha, bem como, informar como proceder ao identificar os casos. Profissionais e voluntários oferecem seus serviços para essa demanda.
Usar da empatia e do diálogo são formas de ajudar quando o assunto é suicídio. Há várias formas de se demonstrar comportamentos suicidas. Se você conhece alguém com depressão ou ansiedade, busque sempre ajuda profissional.
Importante ressaltar que não se deve diminuir a dor do outro, nem dar falsas informações ou promessas. Há diversos centros de apoios, caso você não saiba como agir em determinadas situações. Busque sempre os canais oficiais.
A VIVENSIS preza sempre pelo bem-estar de nossas famílias e todos que confiam em nosso trabalho. Cuidamos com empatia de nossas conexões e buscamos sempre saúde e alegria de todos os envolvidos.
Deixe um comentário